segunda-feira, 30 de setembro de 2024

SOBREVIDA

Esta é a praia de Fortaleza em Ubatuba, SP, a favorita do Alceu, onde ele nadava por horas mar adentro até 2017, antes de sua invalidez. Foi em 2017 que surgiram os primeiros indícios de que ele tinha câncer e não sabia. Ele desmaiou na praia, foi levado ao Hospital Municipal de Ubatuba com um nível de hemoglobina próximo de zero, precisando de uma transfusão.

Ele pediu desculpas ao mar e agradeceu às pessoas anônimas que o socorreram.



Texto de autoria de Alceu Natali com direito autoral protegido pela Lei 9610/98. LEIA O TEXTO AO SOM DA MÚSICA DO VÍDEO POSTADO NO FIM. Sem ela, a vida seria um erro (Friedrich Nietzsche) 


Meu mar, Hoje não pude te abraçar, As ilhas que tem fecham, Mesmo felizes como eu estava, Não furtaram às vistas suas preocupações, Em que mundo, Em qu´encosta tu t´escondes, Em quais águas tu t´embuças? O sol estava a pino, O céu puríssimo, E eles, Também, Mesmo plácidos como sua margem sem ondas, Inquietavam-se como duas crianças que correm e se cansam, Em Qu´espaço, Em qu´estrela tu t´esquentas, Em Qual firmamento tu t´enfias? De súbito, Me vi mergulhado nas trevas, Como sôfrega raiz, A procurar ali uma boa seiva, Onde o som do silêncio, É como sua profundeza, O ventre de sua mãe, Onde a luz da escuridão, É como nosso universo antes de nascer, Depois de morrer, Debrucei-me sobre este abismo do inexplicável, Demorei-me a divagar sem rumo, Perdido neste umbral intrincado, Como pude me transgredir? Mas como ainda existe gente boa nesta terra, Acordei, Como o homem desperta a cada alvorada e sai, Para o acaso da providência, Meu mar, Uma vez já te disse que jamais contaminei suas suaves ondulações salinas que me dão paz interior e que nunca sairão do lugar, E quero sempre para ti voltar, Mas se nossos pais decidissem te levar antes de mim, Eu não morreria tão feliz.

Um comentário: