segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

CONTES DU TEMPS PASSÉ



Texto de autoria de Alceu Natali com direito autoral protegido pela Lei 9610/98. LEIA O TEXTO AO SOM DA MÚSICA DO VÍDEO POSTADO NO FIM. Sem ela, a vida seria um erro (Friedrich Nietzsche)


Este é o lugar certo para mim, Cheio de energia, Com flor do jasmim, E arrebatada sua voz aqui é uma covardia,

Eu sou o homem certo para você explorar, Cheio de vida, Com flores para cheirar, E buscar em mim aqui é encontrar-se perdida,

Este é o tempo certo para mim, Cheio de criatividade, Com cochonilha-do-carmim, E passada a vida aqui é antever a eternidade,

Você é o tóxico oportuno para curtir, Cheia de segurança, Com flores para compartir, E traída sua perda aqui é ganhar sua confiança,

Este é o sonho certo para mim, Cheio de realização, Com todo o jardim, E fantasiada sua imagem aqui é realizar minha imaginação,

Eu sou o amigo certo para você legitimar, Cheio de ponderação, Com floreiras para cuidar, E destituídos de nomes tudo aqui é nenhuma possessão,

Este é o limite certo para mim, Cheio de garantia, Com flor de delfim, E sentida a saudade aqui é esquecer a alegria,

Você é a cura certa para minha alma, Cheia de vigor, Com a flor da palma, E desiludido seu cantar aqui é inarticular seu amor





5 comentários:

  1. Não sei onde você se inspira para escrever, só sei que isso é tão belo que ainda não existe palavra para descrver, você fala de coisas tão lindas como encontrar um paraíso, encontrar algo que é maior que o amor, é isso que sinto quando leio esta poesia, e este último parágrafo,
    Você é a cura certa para minha alma
    Cheia de vigor
    Com a flor da palma
    E desiludido seu cantar aqui é inarticular seu amor
    é lindo, enigmático e de arrepiar. Eu adoraria saber o que você quer dizer com esta frase:
    E desiludido seu cantar aqui é inarticular seu amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, amigo, é extremamente difícil te explicar a frase E DESILUDIDO SEU CANTAR AQUI É INARTICULAR SEU AMOR. Só é possível dar uma explicação dentro do contexto da poesia inteira e isso demanda MUITO TEMPO. Se você quiser, eu te explico por telefone. Basta me enviar uma mensagem com seu nome e seu telefone e eu terei imenso prazer de falar com você sobre a poesia toda; ELA É REALMENTE COMO ENCONTRAR ALGO MAIOR QUE O AMOR, COMO ENCONTRAR UM PARAÍSO, COMO FAZER MÁGICA NO AR, abraços, alceu, 11/11/2012

      Excluir
  2. Oi Alceu, senti densos e eufônicos seus poemas, como este acima. Imaginação a mil, trabalho perfeito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito, muito mágico tudo o que vc escreve, amigo. Parabéns.

    ResponderExcluir